Páginas

domingo, 19 de julho de 2009

Sem Medo da Morte

Os Samurais surgiram no século XII para defender as feudos dos xoguns nas inumeras guerras internas que ocorrim no pais. Eles tinham um rigido código de honra, o Bushido, que significa o CAMINHO DO GUERREIRO, cujo objetivoera aperfeiçoar o caráter por meio de rigidas regras de diciplina e comportamento.
Se o samurai machasse a sua honra, a dde seus ancestrais ou a so seu senhor Feudal, ele deveria cometer o seppuku, para o samurai, a perda da honra era algo inaceitavel. Doque viver envergonhado, era preferivel que se tirasse a propria vida e para issoo seppuku. Alem da vergonha de perder um batalaha, de agu ato desleal ou da ordem de um superior, o guerreiro podia se matar também pra demonstra sua opinião contraria.
O seppuku, quando planejado, era um ritual detalahado e repleto de significados. Primeiramente o guerreiro se banha e veste um Kimono branca ( a cor branca significa luto no oriente). Sua comida favorita lhe é servida e quando termina a refeição, o samurai screve um poema. Geralmente, o Kaishakunin (seu ajudante, amigo ou subordinado de confiança) fia a sue lado na cerimônia, enquanto ele abra o seu Kimono e cravava em seu ventre a Wakizashi (espad mais curta) ou o Tanatô (punhal). Termnado o corte, o ajudante executava a sua principal função no ritual, a decapitação.
Quando o suicidio era cometido no campo de batalha, muitas vezes essas etaps era deixado de lado e o kaishakunin era, geralmente, o Daimyô o inimigo. Isso demonstrava que o guerreiro tinha lutado bravamente e merecia morrer com Honra.
BUSHIDO tinha como principais itens:
1º - A busca de um morte digna. O samurai deveria estar pronto pra morrer a qualquer momento:
2º - A preservação da honra pessoal, de seus ancestrais e de seu senhor:
3º - Ao Falhar e manchar a sua honra, e a honra de seus ancestrais ou a do seu senhor, o samurais teria de cometer o ritual de suicidio, seppuku:
4º - O guerreiro deveria sempre carregar consigo o seu par de espadas. A espada era a sua alma:
5º - Ser Corajoso, Melhor morrer do que ser chamado de covarde.
6º - Ser justo e benevolente com os mais fracos, mais exijir sempre o respeito:
7º - Manter sua palavra a qualquer custo:
8º - Dedicar-se as artes como forma de aperfeiçoamente:
9○ - Ter gratidão à familia e as pessoas que o ajudaram:
10º - Lealdade ao seu senhor e dedicação ao trabalho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário